top of page

Padrões gráficos funcionam?

  • Bruno Camera
  • 30 de jul. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 22 de jan. de 2021

As pessoas ainda não conseguiram entender que os "padrões gráficos" da análise técnica, não são "figurinhas colecionáveis".

ree

Se você já pesquisou na internet sobre "Análise Gráfica", já deve ter se deparado com o estudo de figuras como triângulos, bandeiras, OCOS, OCOIS... Enfim, existem uma infinidades de padrões gráficos que podem AUXILIAR a sua interpretação sobre o que mercado financeiro está fazendo, reparem que dei ênfase na palavra "auxiliar".


Muitas pessoas acreditam que as "figuras gráficas" são um pacote de desenhos, que se você decorar, e agir da mesma maneira sempre que uma delas aparecer no gráfico de determinada ação, você irá ganhar dinheiro, simples assim. É essa visão equivocada que faz com que um estudo tão fantástico como a desses "padrões", seja ridicularizado por investidores fundamentalistas.


Nada é tão simples como parece!


Uma das coisas que me deixa p@** são aquelas postagens no instagram com todos os padrões compilados, pronto! Todo o conhecimento estudado ao longo de décadas resumido em uma única foto, parabéns! Essas postagens causam 2 efeitos negativos, o primeiro é que a maioria sempre está incompleta e não trás maiores detalhes sobre as figuras, e o segundo, faz o leitor acreditar que ele não precisa ler mais nada sobre o assunto, basta decorar aquela foto.


Então deixa eu te falar o quanto o seu "mentor" resumiu esse conteúdo para você. Um dos meus livros preferidos sobre Análise Técnica se chama "Análise Técnica das Tendências das ações", um dos autores desse livro, chamado Jhon Magee, foi o responsável por popularizar as figuras gráficas e eu o considero o Precursor do Price Action, pois até mesmo o grande mestre contemporâneo All Brooks, chegou a usar Magee como referência em seus estudos. Esse livro possuí mais de 300 páginas, e custa atualmente R$ 329,90 na Timing.


E aí será que aquela foto no instagram realmente te ensinou tudo sobre esses padrões?


O segredo está na semiótica


Você já escutou falar sobre semiótica? Bom, eu sou formado em Publicidade e Propaganda e uma das matérias que mais me deixou fascinado na faculdade, foi a semiótica. Em resumo, seria o estudo dos "signos", "símbolos", "rastros", mas melhor do que explicar a definição, seria exemplificar. O cinema se utiliza muito desse recurso, por isso quero que você tente imaginar a seguinte cena, você está assistindo um filme romântico, em uma das cenas o diretor te coloca no quarto do casal, podemos observar roupas íntimas jogadas pelo chão, e um barulho de chuveiro ligado. Apesar de você não ter visto de fato o que está acontecendo entre o casal, os elementos do cenário e a forma como a câmera caminha pelo mesmo, te fazem imaginar que algo aconteceu alí, e esses rastros te levam a conclusão de que o casal está se relacionando "românticamente".


Eu definiria os padrões gráficos como a semiótica da bolsa de valores, você está sempre olhando para os rastros, tentando imaginar o que de fato possa estar acontecendo. O gráfico nada mais é do que informação histórica de mercado condensada de maneira visual, ou seja, a forma como os participantes do mercado se movimentam, se possuem urgência em suas movimentações, ou não, se estão eufóricos ou receosos, tudo isso deixa rastros, e a grande sacada do Magee, foi que esses rastros poderiam ser enxergados de maneira visual.


Você precisa pensar para desenvolver frases


Quando fomos alfabetizados tivemos que decorar letras, e depois disso, palavras, porém para desenvolver frases foi preciso nos ensinar a pensar. Os padrões gráficos são como letras e palavras, um dos trabalhos de Edwards e Magee, foi o de definir o que era ruído, e o que de fato era um padrão visual de comportamento que se repetia. Após excluído os ruídos, eles ainda se propuseram a validar tais padrões, perceberam características particulares em cada um, tanto na sua validação, quanto em seus desdobramentos, e foram registrando. Assim como Freud e Carl Jung estudaram a psicanálise, Edwards e Magee estudaram a psicologia do mercado, através de seus padrões.


Entendeu alguma coisa até aqui? Os padrões são recursos para que você consiga ler o mercado mais rápido, porém você ainda precisa PENSAR, o mercado conta uma história.


Por isso sim! Os padrões gráficos funcionam


No livro Encyclopedia of Chart Patterns, Thomas N. Bulkowski fez um trabalho incrível, trazendo a tona as estatísticas por trás de cada padrão. Na época em que o estudo foi feito, ele conseguiu provar de maneira imparcial, que após respeitados todos os critérios, boa parte desses padrões funcionam.


É claro que os mercados mudaram ao longo dos anos, porém o comportamento humano gerador dos padrões continua o mesmo, então tirando alguns detalhes de validação de cada padrão restritos aquela época, como por exemplo um determinado número de dias, ou um volume específico de negociação, ainda veremos essas figuras gráficas funcionando.


A análise técnica não muda, ela se atualiza.


Um forte abraço a todos.


Texto escrito por: Bruno Camera



Comentários


bottom of page